Exaustão, preguiça, desmotivação… Enumere. São vários os motivos que levam metade das pessoas a desistirem da academia antes mesmo de completar 45 dias de treino e 70% desistirem após o terceiro mês.
Porém, por trás disso, há uma verdade pouco divulgada.
Então porque ficamos tão desmotivados logo após começar a treinar em uma academia tradicional?
É verdade que alguns fatores que levam as pessoas a abandonarem seus treinos estão nelas próprias, mas a base dessa desistência reside justamente no que elas encontram quando inseridas no ambiente de exercícios: a metodologia da academia para entregar o que o aluno quer.
No início, mesmo com toda motivação do mundo, acompanhado de um bom profissional e com um ambiente de treinamento tinindo, o que faz a diferença é a metodologia aplicada. Garantir que, apesar de tudo, o aluno consiga dar continuidade aos seus treinos, sempre focado.
E não falamos apenas de um setor específico, mas sim de toda engrenagem tradicional de funcionamento das academias: você paga um plano anual porque é convencido de que essa é a melhor opção em função dos descontos dados, mas fica com aquela pulguinha atrás da orelha, com aquela incerteza de que realmente será bem orientado.
Você recebe um treino baseado no que o professor acha que você deve seguir e não o que você tem como prioridade para seguir. Então, você treina sem um acompanhamento específico e único.
E aí, viu o problema?
Você pode até chamar de exaustão, preguiça, desmotivação ou qualquer outra justificativa que seja de sua responsabilidade, mas na verdade, o maior fator que te desmotiva a continuar frequentando a sua academia é que ela não possui uma metodologia que realmente funciona, pois a grande maioria das academias de Porto Alegre não seguem uma metodologia e sequer possuem uma.
Então, o que devia funcionar como aprendizagem e evolução, torna-se apenas obstáculo.
O aluno(a) se depara com uma academia que o trata com indiferença, valorizando mais a sua mensalidade paga que sua evolução física.
Como alguém que entra na academia com a vontade de mudar de vida, que quer ter um corpo e uma rotina mais saudável, vai encarar um desafio desses?
- Como um obstáculo.
E o que você faz? Inconscientemente sente-se exausto, com preguiça, desmotivado e desiste, afinal… Por que se submeter a isso?
E não tem nada de anormal nisso. Cientificamente falando, nosso cérebro tem a mania de, quando expostos a uma situação que causa desconforto, nos induzir a sentir preguiça e fadiga.
Mas essa é uma consequência de aplicar uma metodologia equivocada (ou inexistente) com os alunos. A preguiça mascara o verdadeiro bem-estar causado por uma atividade física bem coordenada, capaz de liberar endorfina, responsável pela melhora de vários aspectos psicológicos e físicos do seu corpo.
Portanto, é essa falta de atenção e a metodologia ineficiente das academias de hoje em dia o verdadeiro Calcanhar de Aquiles dos alunos. Numa visão geral, é possível dizer que a desmotivação e a exaustão são apenas consequências do que os alunos experimentam ao entrarem em uma academia mais tradicional.
E o que a Top One oferece que a difere tanto dessas academias tradicionais?
Para a Top One, é um grande problema ter alunos que pagam planos imensos apenas para desistirem um ou dois meses depois. É uma falha da academia, não do aluno. Por isso, para contornar essa situação e focar na saúde do aluno, que um método de treinamento avança e diferenciado está sendo estudado e arquitetado, há mais de dez anos, pela academia Top One.
O Método de Treinamento Otimal, ou MTO, que teve seu lançamento no primeiro semestre de 2017, é o que torna a academia Top One tão diferente. Através de uma avaliação física precisa, o treino é montado de forma econômica, hierárquica e precisa, priorizando as vontades do aluno e aliando-as a uma rotina saudável de treinos.
Tudo isso, é claro, sempre acompanhado de um instrutor que faz a correta orientação de cada exercício.
Dessa forma, profissionais e alunos desenvolvem juntos os princípios do treino prescrito. Cada um com seu ritmo, mas todos suando a camisa para alcançar (e porque não ultrapassar?) seus objetivos.
Com o MTO implementada há tanto tempo, ficou fácil ver o quão rápido dá resultados: mudanças radicais acontecem em muito menos tempo que o normal e tanto o corpo quanto a mente experimentam melhoras. Autoestima e disposição? Com o MTO, elas são praticamente parte do resultado obtido.
Alina, que está na Top One há dois meses, é fotógrafa de um jornal e por isso tem um dia a dia exige muito do seu físico. Em vídeo, falou sobre os treinos:
“Desde que eu comecei, já melhorou muito minha qualidade de vida, me sinto bem mais disposta. Mesmo com o calor não perco a vontade de fazer a academia. Também me sinto mais bonita!”.
Outro exemplo é da aluna Caroline, que treinando na Top One e seguindo o MTO, perdeu mais de 6 kg em 33 dias!
Por fim, por se tratar de um método fisiológico de qualidade, o imediatismo exigido no treinamento não aumenta a fadiga. Na verdade, vale o contrário disso!
Os três pilares principais, quando aplicados do jeito certo, fazem seu corpo reagir de forma a aproveitar os exercícios.
- Com a economia, focamos nas reservas de energia do corpo, o glicogênio. Assim, os agrupamentos musculares prioritários para o aluno são trabalhados primeiro, quando há maior desempenho do corpo.
- Com a hierarquia, ligamos o fator da energia a performance neuromuscular do aluno. Portanto, priorizamos a ordem de exercícios para que o aluno os faça cheio de disposição, sabendo que trabalham exatamente o que ele quer.
- E com a especificidade, reunimos tudo em um só pensamento. Assim, conciliamos o objetivo do aluno (perder peso, ganhar massa, perder barriga, etc) com seu treino.
Isso desencadeia um imenso poder motivacional, que o faz perceber que está se exercitando exatamente em busca do seu objetivo. Assim, além do ganho fisiológico e da melhora da auto estima, ele tem gás de sobra para correr de volta aos treinos!
E aí? Ficou alguma dúvida sobre o MTO ou interessado no que a Academia Top One pode te oferecer? Se sim, é só deixar um comentário que já responderemos!