Quando você entra na academia, você tem um objetivo. Quando você escolhe sair ou deliberadamente deixar de treinar, abandona sua meta. Essa virada de comportamento é geralmente relacionada com sua atitude, sua falta de compromisso.
Porém, aqui na Top One, nos permitimos o direito de discordar.
Em artigos anteriores, nosso foco foi sempre em você, aluno ou aluna.
Porque você fica tão desmotivado logo após começar a treinar em academia tradicional?
Por que você não segue essas dicas para manter o astral lá em cima?
Mas que tal falar um pouco do papel da academia nisso tudo? Como aquele ambiente, a postura profissional e a metodologia lá implementada, são elementos-chave quando o assunto é desmotivação e falha nos seus resultados?
A falha sintomática e hereditária da maior parte das academias
De volta nos anos 1980, as academias brotaram em quintais ou pequenas salas comerciais. Resposta de um movimento underground que começou a cultuar o corpo, naquela época influenciados por esportistas, personalidades e atores como Arnold Schwarzenegger, cresceram aos poucos.
Pequenos negócios que aumentaram, público que se diversificou e chegamos nos anos 2010. Certo, as coisas mudaram… Será?
Quando o boom do final dos anos 1990 veio, as academias aumentaram seu espaço, investiram pesado em equipamentos. A cada semana, novas fichas de inscrição eram assinadas e mais alunos chegavam cheios de esperanças.
Nisso, os profissionais se desenrolavam entre quatro, cinco, dez alunos.
Para a maioria das academias daquela época, a qualidade estava, primeiro, em ter equipamentos top de linha.
Quando os meses passaram e os alunos foram gradativamente sumindo, elas entraram em alerta. Descobriram outra solução: prescrever tabelas de exercícios. A disciplina resolve, certo? Errado.
Com formações variadas e pouca experiência, os profissionais responsáveis apelaram para o padrão. A famosa ficha. Com elaborações tiradas da cabeça, desenvolveram sequências de treinos que não se encaixavam para a maioria dos alunos, sendo totalmente negligentes com seus objetivos.
O último passo, para os maiores de idade talvez até seja fácil de lembrar, foi a inserção de novas modalidades. Academias, pouco antes de 2010, começaram a oferecer lutas, danças, áreas para natação, entre outros. Agregaram valor ao ambiente para se tornarem mais atrativas.
Percebeu o problema que foi se escalando conforme a aplicação de todas essas soluções?
As academias não pensavam no aluno. Objetivos pessoais eram detalhes, o importante era que continuasse a pagar. De forma crua, pode-se dizer que não se importavam com a pessoa por trás do boleto.
Tal postura é o que prejudicou os planos de inúmeros sonhadores. Claro, o corpo, a mente, a vida pessoal, tudo tem seu peso. Mas é da academia que o incentivo deveria vir, pois é lá que o exercício acontece, que a fibra muscular hipertrofia, que a gordura queima.
Existe solução para um problema assim?
De forma tardia, podendo ser até mesmo considerado como uma das últimas tendências hoje em dia, essas academias começaram a se preocupar em desenvolver metodologias eficientes, baseadas em estudos e testes. Foi apenas agora que começaram a se importar em dar aos alunos exatamente o que eles sempre pediram.
É preocupante admitir que precisou de décadas para que a maioria das academias pensasse como as poucas exceções. A Top One, orgulhosamente, foi uma das exceções.
O MTO (Método de Treinamento Otimal) é uma metodologia que coloca o objetivo do aluno em primeiro lugar. Com o MTO, o aluno tem seu treino baseado em três pilares:
- Economia: Montamos um treino objetivo, que dispensa exercícios desnecessários (geralmente indicados pelas academias).
- Hierarquia: Priorizamos o trabalho em cima dos grupos musculares que interessam ao aluno.
- Especificidade: A junção de economia e hierarquia? Aplicação precisa! Dessa forma, com sua prioridade em jogo, seus resultados aparecem ainda mais rápido. Ao perceber a mudança, você se anima mais e sai de cada treino ansioso pelo próximo.
Foi cedo que identificamos o problema e investimos para contorná-lo. Através de muito suor, pesquisas e mesmo estudos, chegamos no que hoje nossos profissionais e alunos conhecem como MTO, uma metodologia eficiente que você vai encontrar em centros de treinamento de primeiro mundo.
Os resultados são concretos e atestados. Nossa aluna Caroline, por exemplo, perdeu 6kg em 33 dias. No canal do Youtube da Top One você pode conferir outros depoimentos que comprovam a eficácia do MTO.
São homens e mulheres que se encontraram mais dispostos, animados e que alcançaram seus objetivos de uma forma muito mais rápida.
Viu como tudo começa na academia e no jeito que ela vê seus alunos? O esforço vem tanto dela quanto do aluno e nós, da Top One, sabemos muito bem disso!
Se você quer conhecer mais sobre o MTO e descobrir o quão eficiente é treinar em uma academia que se importa com o que você quer, fale conosco! Na Top One, você é o objetivo!